Ampara celebra 9 anos dedicados à adoção

O evento realizado na Escola dos Servidores do Poder Judiciário contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Rui Ramos Ribeiro, autoridades representantes dos três Poderes e marcou a renovação do mandato da presidente afetiva da entidade, Rosa Adriane R. Ribeiro.

A noite contou com diversos momentos de muita emoção, como a apresentação das crianças do projeto Com a Corda Toda, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e também com a fala da nutricionista Helen Praeiro Alvez, mãe adotiva das meninas Maria Clara e Beliane, de 8 e 15 anos respectivamente, que compartilhou com todos os presentes a sua linda experiência com a adoção.

Para o presidente do TJMT, Rui Ramos Ribeiro, o Poder Judiciário possui um compromisso social com as crianças e adolescentes, inclusive previsto na Constituição Federal. “A Ampara vem realizando um trabalho bastante frutífero aqui no Estado e por isso devemos sempre acompanha-los e traduzir a eles toda forma de atenção e ajuda que pudermos. É bom para nós e também para o jurisdicionado. E isso é uma tarefa que não podemos deixar de lado em nenhum instante de nossas vidas.”

De acordo com a nutricionista e mãe adotiva, Helen Praeiro Alvez, as filhas adotivas foram duas bênçãos que Deus lhe deu. Helen participou de dois cursos na Ampara e destaca que só foi possível encontra-las após aumentar a faixa etária de adoção, que antes era de 0 a 5 anos. “Eu apaixonei por elas pela fotografia. Quando a Lindacir [gestora da Ampara] me trouxe a foto, era a minha Maria Clara, só que ela tinha uma irmã. A hora que eu olhei a Belinha, aí ela entrou na minha vida também. Eu percorri 1400 km para buscar as minhas filhas. Tivemos o primeiro encontro e foi um encontro não de pessoas que não se conheciam, mas como se fosse uma família, de mãe e filhas e de filhas e pai. Eu obtive a guarda e agora processo de adoção será feito aqui em Cuiabá e espero que seja o mais rápido possível, porque eu quero as minhas filhas e elas eu não largo de jeito nenhum.”

Prestigiaram também o evento a diretora-geral do TJMT, Claudenice Deijany F. de Costa, o vice-diretor-geral do TJMT, Eduardo Campos, a coordenadora da Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso, Andréa Marcondes, a membro do programa Bem Viver do TJMT, Margarida Bassil Dower, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cuiabá, Osvaldo dos Santos Lara, representando a secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, a assistente social, Eliacir Pedrosa e representando a Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Cuiabá, o padre Felisberto Samoel da Cruz.
Marco Cappelletti/ Fotos: Tony Ribeiro (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409