Palácio da Justiça - Rua C, s/n - Centro Político Administrativo, Cuiabá - MT, 78049-926
(65) 99922-0778
amparacba@gmail.com

Judiciário leva informações aos pretendentes à adoção

A Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA) do Poder Judiciário de Mato Grosso esclareceu diversas questões referentes ao processo de adoção durante evento realizado na última noite (30/11). A iniciativa da Associação Mato-Grossense de Pesquisa e Apoio à adoção (Ampara) tem por objetivo esclarecer aos pretendentes os tramites do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA).
 
A secretária-geral da CEJA, Elaine Zorgetti Pereira, além de explicar o passo a passo para se tornar habilitado à adoção e tirar dúvidas dos pretendentes que ficam ansiosos para constar na fila de espera, ainda acalmou e deu dicas para evitar situações que acabam atrapalhando o processo de habilitação.
 
“A CEJA existe em todos os tribunais, pois somos gerenciadores do sistema e o processo e a tramitação ocorre na Vara da Infância e Juventude.” Explicou Elaine Zorgetti
 
Um dos objetivos da CEJA é desenvolver e coordenar projetos, programas e campanhas voltados para a inserção familiar, adoção de crianças e adolescentes, bem como de orientação para a sociedade sobre o procedimento legal da adoção. A secretaria é responsável pela autuação dos pedidos de habilitação à adoção de crianças e adolescentes, bem como de gerenciar no âmbito do Estado do Mato Grosso a manutenção e correta alimentação dos cadastros das crianças e adolescentes acolhidos e de pessoas habilitadas à adoção, servindo-se, para tanto, do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), instituído pelo Conselho Nacional de Justiça. (Atua como Administrador Estadual do SNA).
  
“O sistema busca um pretendente com o perfil da criança ou adolescente, temos que lembrar que buscamos um lar e uma família para a criança. Pois eles são prioridades”. Afirma a secretária-geral da CEJA
 
Os pretendentes à adoção precisam providenciar a documentação pessoal, certidão negativa e atestado psicológico para se habilitarem. Participar do curso preparatório, ofertado pela (Ampara), acessar o banner no site do Tribunal de Justiça MT, preencher o cadastro e anexar documentação solicitada. Lembrando que todo o processo transcorre de forma gratuita.