Exposição fotográfica sobre Adoção vai até dia 29

.jpeg)
A exposição é gratuita e pode ser visitada durante o horário de funcionamento do shopping. A iniciativa é da Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), da Coordenadoria da Infância e Juventude (Cij) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), com apoio do Poder Judiciário Estadual.
.jpeg)
Lindacir Bernardon conta que as imagens das crianças a espera de uma família são divulgadas com autorização judicial. Ela explica ainda que a inspiração vem do projeto ‘Adote um Pequeno Torcedor’ desenvolvido pelo Sport Club do Recife, que visa ajudar crianças com mais de sete anos de idade a encontrarem uma família. Atualmente em Mato Grosso existem 456 crianças e adolescentes acolhidos e 62 aptos a adoção.
.jpeg)
Serviço – As pessoas que desejam adotar em Mato Grosso podem começar o processo de cadastramento pela internet, sem sair de casa. O primeiro passo é acessar o Cadastro Estadual Informatizado de Pretendentes à Adoção (clique aqui), uma ferramenta tecnológica que permite que os pretendentes a pais adotivos iniciem o processo de habilitação pela internet, não sendo mais necessário o deslocamento até a Vara da Infância e Juventude.
Os interessados deverão preencher o formulário de habilitação e anexar os documentos solicitados. A partir daí, o processo está automaticamente aberto e passa a tramitar na comarca. Os pretendentes recebem uma senha (chave de acesso) para poder acompanhar o andamento. Contudo, é preciso ressaltar que o cadastro é o início do processo de habilitação. Ele só será concluído após a realização do estudo psicossocial, participação em um curso preparatório para adoção, e intervenção do Ministério Público, com a consequente sentença favorável proferida pelo juiz da Vara da Infância e Juventude.
As vantagens do cadastramento online são a possibilidade de alterar o perfil desejado a qualquer momento, o acompanhamento da posição na fila de adoção e a facilidade da atualização de dados cadastrais como telefone e endereço. Isso tudo garante mais transparência, segurança jurídica e agilidade ao processo de adoção.
Ana Luíza Anache
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777