Semana da Adoção agita comarcas de MT
Atividades da Semana Estadual da Adoção agitaram as comarcas de Mato Grosso nos últimos dias com objetivo de divulgar a campanha permanente ‘Adotar é Legal’ e orientar a população sobre os procedimentos legais da adoção. Além disso, os magistrados da infância e juventude se dedicaram aos processos no sentindo de analisar, sentenciar e decidir a respeito da destituição do poder familiar.
A Comarca de Nova Monte Verde (a 968km de Cuiabá) realizou a palestra “Adoção e suas facetas”, na última segunda-feira (29 de maio). Ela foi proferida pela psicóloga Gleice Juceli Coura Moreira e pela assistente social Lenir Tatschi e Silva, que descreveram todo o processo da adoção, desde o cadastramento até a setença do juíz. O magistrado Bruno César Singulani França encerrou o evento destacando a importância da campanha promovida pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT) por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja).
O Dia Nacional da Adoção – 25 de Maio – foi marcado pelo 1º Encontro da Adoção em Nova Ubiratã (a 502km da capital). O evento, que reuniu pretendentes à adoção, contou com a participação do juiz substituto e diretor do Foro Glauber Lingiardi Strachicini, da promotora de Justiça Fernanda Pawelec Vieira, do defensor público Felipe de Mattos Takayasso e da equipe multidisciplinar formada pela assistente social Fabiana da Silva Menezes e pelas psicólogas Luciane Silva das Chagas e Rosana Conceição Bomdespacho Farias.
Conduzido pela equipe multidisciplinar da comarca e pelo gestor judiciário Euricles Mário da Silva Junior, o encontro contou com palestras sobre tramitação do processo de habilitação e de adoção, comprometimento do Judiciário para maior celeridade dos processos de adoção, a importância da adoção, e noções a respeito do Cadastro Nacional de Crianças Acolhidas (CNCA).
Nos dias 25 e 26 de maio a Comarca de Mirassol D’Oeste (a 300km de Cuiabá) promoveu o evento ‘Família: Direito de Todos e Sonho de Muitos’, sob a coordenação da juíza da Vara de Infância e Juventude Edna Ederli Coutinho, no Centro Comunitário Jesus de Nazaré. No primeiro dia, a presidente da Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), Lindacir Rocha Bernardon foi palestrante convidada. No dia seguinte, ocorreu o primeiro encontro do Grupo de Apoio e de Preparação aos Pretendentes Habilitados à Adoção da comarca, com a participação da equipe técnica e da juíza Edna Coutinho.
Água Boa (a 730 km da capital) promoveu um ‘pit stop’ no dia 25 de maio para entregar panfletos sobre adoção. A parada foi organizada pelo Conselho Tutelar e entendidades ligadas à área. Servidores e magistrados do Judiciário vestiram a camiseta ‘Adotar é Legal’ como forma de divulgar a campanha. Já na Comarca de Nova Canaã do Norte (a 699km de Cuiabá), o juiz substituto e diretor do Foro Fernando Kendi Ishikawa organizou uma panfletagem no dia 25 de maio. Foram distribuídos materiais informativos sobre o Dia Nacional da Adoção, ocasião em que todos os servidores e o magistrado vestiram a camiseta da campanha. Em Dom Aquino (a 166km da capital), o Poder Judiciário também aderiu à campanha e vestiu a camisa.
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777