Palácio da Justiça - Rua C, s/n - Centro Político Administrativo, Cuiabá - MT, 78049-926
(65) 99922-0778
amparacba@gmail.com

TJMT e Ampara premiam redações sobre adoção

TJMT e Ampara premiam redações sobre adoção

A premiação do 7º concurso de redação, promovido pela Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado, encerrou nesta sexta-feira (25 de maio), a programação da Semana Estadual de Adoção. O evento foi realizado no Patronato Santo Antônio, em Cuiabá.
A data foi escolhida porque hoje é celebrado o Dia Nacional da Adoção. O concurso que começou no início do ano letivo contou com a participação de alunos de 17 escolas públicas e privadas da Capital, que puderam inscrever textos de crianças e adolescentes que frequentam do 5º ao 9º ano.
Segundo a presidente da Ampara, Lindacir Rocha Bernardon, a temática “Adoção” foi definida especificamente para sensibilizar o público infanto-juvenil. “A adoção é um assunto muito importante e que precisa ser esclarecido e amplamente discutido, desde cedo. Felizmente, a maioria das crianças não tem preconceito, mas àqueles que ainda têm dúvidas, essa foi a oportunidade para saná-las ao pesquisarem para produzirem os textos”.
Tema que tocou a pequena Evelyn Rhaiany Brum Ribeiro, de 10 anos, do 5º ano da Escola Municipal Doze de Outubro, uma das vencedoras do concurso. “Quando decidi escrever sobre adoção pensei logo, tenho que dizer que todas as crianças precisam do amor e carinho de uma família. E elas podem e merecem ser adotadas para terem pais que querem ter filhos”.
Situação emocionante para Leonardo Marques da Silva do 9º ano, da Escola Meninos do Futuro, que também teve a redação escolhida entre as melhores. O adolescente, falou com propriedade sobre a temática, já que foi adotado aos três anos de idade. “Eu sei na pele o que significa a adoção, tornar alguém que você nem conhece seu filho é um ato de pura bondade. É uma responsabilidade para a vida inteira”.
Condecoração – No evento foram premiados os cinco melhores textos, escolhidos por uma comissão formada por professores de Língua Portuguesa e psicóloga. Os ganhadores foram Evelyn Rhaiany Brum Ribeiro (5º ano), da Escola Municipal Doze de Outubro; Fernanda Paula (6º ano), da Escola Cooperar; Cauê Mendes Brito (7º ano), do Centro Educacional Maria Auxiliadora; Poliana Abboudi (8º ano), do Colégio Master Júnior e Leonardo Marques da Silva (9º ano), da Escola Meninos do Futuro. Eles receberam uma TV, tablets, notebooks e smartphones.
Todas as escolas participantes do concurso receberam os certificados de ‘Escola Amiga da Adoção’. Os presentes na cerimônia receberam ainda o livreto ‘Adoção em verso e prosa’, impresso com as melhores redações e um texto de estudantes de cada unidade educacional inscrita.
Atividades – A Semana Estadual da Adoção começou com caminhada no Parque das Águas, em Cuiabá, no domingo (21). Na segunda-feira (22) ocorreu a sessão solene na Câmara Municipal de Cuiabá. Nos dias 23 e 24 de maio foi realizado o seminário “Se essa casa fosse minha”, no Mato Grosso Palace Hotel, terminando nesta sexta com o concurso.
Saiba mais:
Viviane Moura/Fotos: Otmar de Oliveira (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409