Desembargadoras são homenageadas pela Ampara
As desembargadoras Maria Erotides Kneip e Maria Aparecida Ribeiro receberam o ‘Selo Atitude Adotiva’, da Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara). A homenagem pelo empenho e dedicação à causa da adoção foi concedida na noite de quinta-feira (3 de março), durante evento em comemoração ao sete anos de fundação da entidade, na Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso.
“Eu não poderia faltar a essa festa em comemoração ao sétimo ano da Ampara. Vi a associação nascer, crescer e agora estou participando dessa nova fase, de maturidade. Tenho muito a agradecer, pois foi convivendo com a Ampara e vendo os trabalhos realizados que aprendi o verdadeiro sentido da adoção, mesmo já sendo mãe adotiva”, contou a corregedora-geral da Justiça, Maria Erotides.
O evento comemorativo foi aberto com o Coral Canto & Encanto da Escola Municipal Salvelina Ferreira da Silva, de Várzea Grande. Formado por crianças de 4 a 10 anos de idade, o grupo emocionou a plateia ao interpretar músicas que falavam de amor, carinho e família. “Esse coral canta e encanta sempre”, decretou a gestora administrativa da Ampara, Lindacir Rocha Bernadon, ao anunciar a entrega o certificado ‘Escola Amiga da Adoção’ para a unidade.
Na sequência, a assistente social Denise Santos, da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), apresentou os projetos devolvidos desde o início pela associação e os resultados obtidos em sete anos de atuação. São mais de 10 projetos, com destaque para o ‘Pré-natal da Adoção’, que já preparou 1385 pretendentes para a adoção no Estado, ‘Pós-adoção’, que beneficiou 452 pessoas, e o ‘Fortalecendo’, que visa ampliar a família de voluntários da Ampara.
O presidente da entidade, André Luis Campanha, fez uma retrospectiva e falou sobre a atual estrutura da Ampara. O padre Jair Fante passou uma linda mensagem aos presentes e destacou “que não existe solo mais fértil para uma criança florescer que o solo familiar”. Para encerrar, pais por adoção deram depoimentos. Participaram da comemoração pretendentes à adoção, alunos de universidades e voluntários.
O evento contou ainda com a presença da secretária executiva da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), Elaine Zorgetti – que também recebeu o ‘Selo Atitude Adotiva’, da presidente Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Annelyse Cândido, da representante da Comissão da Infância e Juventude da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso, Michelle Ferrari.
Ana Luíza Anache
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777